A poucos dias do início do ano letivo, o valor dos materiais escolares tem preocupado mais os pais. E não é pra menos. Os preços aumentaram entre 5% e 9%, dependendo dos materiais, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE).
Os aumentos são justificados principalmente pela inflação anual e a elevação nos custos de produção, além dos preços de frete marítimo, no caso dos importados, e a alta do dólar.
Esses valores impactam nos orçamentos de 85% das famílias com filhos em idade escolar, forçando o parcelamento da lista dos materiais solicitados pelas escolas.
Compreendendo a situação dos trabalhadores, que estão com dificuldades para manter as despesas do mês, as papelarias estão oferecendo mais facilidade nas formas de pagamento. O comerciante Sérgio Marinho, da Embapel, admitiu que não há outra saída:
Mas apesar dos altos preços, os pais não deixam de fazer a alegria da criançada com os materiais novos. Deivid Nunes Cançado e Camila Santos alegam que é preciso entusiasmar os filhos para que a volta às aulas seja prazerosa:
O pequeno Davi Luiz confirma isso, dizendo que está animado para começar o 4º ano do ensino fundamental.
Pesquisas apontam que só no ano passado, as famílias brasileiras gastaram R$ 49 bilhões com materiais escolares. E para economizar, vale aquela velha regra: pesquisar e pechinchar.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.