O drama do fechamento progressivo da Escola Estadual Professor Pereira da Costa pode ganhar novo capítulo, desta vez favorável à instituição. Profissionais da escola e representantes do Sind-UTE, além de alguns políticos, estarão em Belo Horizonte na próxima semana na tentativa de reverter a situação.
A unidade de ensino, que está completando 70 anos, está em processo de fechamento desde 2021, quando as turmas começaram a ser encerradas por falta de demanda. O futuro da escola tem preocupado pais, alunos e professores.
O comerciante Jerry Antonini Oliveira, que trabalha na região, já testemunhou as diversas reclamações dos pais. Ele acredita que o fechamento da unidade pode gerar superlotação de outras escolas, como a Torquato de Almeida, Governador Valadares e Dom Bosco.
O diretor do Pereira da Costa, Wendel dos Santos Gomes, informou que foi protocolado um ofício à Superintendência Regional de Ensino, com encaminhamento à Secretaria de Estado de Educação para a retomada das turmas. Foi levada em consideração a demanda apresentada por cerca de 100 famílias, que procuraram a direção para matricular os filhos.
A expectativa delas é com novas turmas do 1º ao 5º ano em ensino integral. E embora ainda sem um parecer sobre a situação, Wendel se mostrou esperançoso sobre o retorno dos alunos:
Ele também tranquilizou os pais, ressaltando que as aulas continuarão para os alunos já matriculados:
A Secretaria de Estado de Educação divulgou nota, informando que a procura de vagas na unidade vem diminuindo progressivamente nos últimos anos. Dessa forma, o encerramento das atividades está acontecendo de forma gradativa, responsável e legal. A nota também reforça que os estudantes serão remanejados para unidades próximas, sem prejuízos para a educação dos alunos.
A Escola Estadual Pereira da Costa tem 250 alunos matriculados, em turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo pioneira no ensino integral na cidade: as turmas de 8º e 9º ano são atendidas nessa modalidade. O prédio está em reformas para o começo do ano letivo em 10 de fevereiro. Salas de aula, refeitório, cantina e banheiros e demais dependências da entidade receberam diversas melhorias para receber os alunos.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.