Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Mapeamento inédito vai mostrar a qualidade da água do Rio Pará

30/01/2025
id="thumb83904" title="Mapeamento inédito vai mostrar a qualidade da água do Rio Pará" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/1aabb-rio-para-2.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb83904' } )"> Highslide JS

Em breve, qualquer pessoa poderá ter acesso, na palma da mão, a informações sobre os trechos por onde é possível navegar pelo Rio Pará. Este é um dos objetivos do projeto iniciado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará, que já contratou uma empresa para realizar o mapeamento da navegabilidade do curso d’água e de pontos notáveis dentro e fora da calha.

O Comitê vai realizar o mapeamento de quase 300km do Rio Pará, desde Passa Tempo até a foz, próximo a Martinho Campos e Pompéu. O levantamento vai permitir identificar variações na profundidade e largura do rio ao longo do percurso, definindo possíveis interferências à navegação e determinando o tipo de embarcação mais adequado para circular por cada trecho. 

O secretário do Comitê é o biólogo paraminense José Hermano Franco. Ele informou ao Jornal da Manhã que essa ideia é para o aprimoramento dos métodos de gestão. O mapeamento vai permitir conhecer ainda melhor o rio, com pontos de monitoramento, pensando nos usos múltiplos da água. Até então, ninguém sabe ao certo sobre os pontos que são navegáveis e essas informações têm importância em vários aspectos, tanto econômicos quanto para lazer.

Serão investidos R$ 568 mil no projeto. Com os dados obtidos, o Comitê pretende planejar as atividades que vão ser realizadas na bacia, incluindo as atividades da Semana Rio Pará e futuras expedições pelo curso d’água.

O contrato assinado pelo Comitê também prevê que, ao longo dos seis meses de execução do mapeamento, vão ser realizadas 14 oficinas de mobilização ao longo da bacia, sendo sete oficinas na etapa inicial do projeto e o restante ao final. 

A expectativa é que essas atividades comecem em março, envolvendo comunidades ribeirinhas, pescadores e instituições que possam contribuir com informações sobre a navegação e acessos ao Rio Pará.

As datas, locais e pessoas convidadas para as oficinas ainda estão sendo definidas, mas a ideia é que as atividades de mobilização social aconteçam em Passa Tempo, Itaguara, Divinópolis, Conceição do Pará, Pitangui, Cláudio e Pompéu.

Fotos: João Alves/CBH do Rio Pará



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis