O Fevereiro Laranja tem ganhado notoriedade, destacando ações de conscientização sobre a leucemia. Várias campanhas estão acontecendo no Brasil, promovidas pelos órgãos de saúde, sendo a maioria delas voltadas para ações educativas.
A expectativa das mobilizações é de ampliar o banco de dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), atualmente a leucemia é um dos dez tipos de câncer mais comuns em brasileiros.
A doença faz com que células malignas se acumulem na medula óssea, localizada principalmente nas costelas, e é responsável por produzir as células do sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
A Associação de Combate ao Câncer, mais conhecida pela sigla de ABRACO, alerta os pais que a leucemia se desenvolve principalmente na infância. Leidilaine Brito, gerente de Saúde da entidade, falou conosco:
Manter hábitos saudáveis ajuda a contribuir na prevenção ao câncer:
Muitas pessoas ainda não sabem como é feita a doação de medula óssea e a campanha do Fevereiro Laranja busca justamente esclarecer como é feito todo o procedimento de doação:
Leidilaine Cristina também ressalta as ações que a ABRACO deverá realizar neste mês:
A sede da ABRACO fica na Rua João do Neto, 382, centro de Pará de Minas. O telefone de contato é o 37/3231- 2551. Os interessados em doar medula óssea também podem acionar o Posto Avançado de Coleta Externa do Hemominas em Pará de Minas, pelo telefone 37/ 99971-5888.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.