A Agência Nacional de Saúde Suplementar propôs a criação de planos de saúde que cubram apenas consultas eletivas e exames, sem incluir pronto-socorro, internações ou terapias.
A iniciativa visa oferecer uma opção mais acessível aos consumidores, sem impactar os planos já existentes. A proposta será submetida a consulta pública de 18 de fevereiro a 4 de abril, com audiência pública marcada para 25 de fevereiro.
A expectativa é que esses planos ampliem o acesso à atenção primária e secundária, beneficiando cerca de 10 milhões de brasileiros e reduzindo a demanda pelos exames do Sistema Único de Saúde (SUS).
Genéricos seguram os preços
Os preços dos remédios continuam altos, mas os consumidores estariam em situação pior não fosse a presença dos genéricos nas prateleiras das farmácias. É o que mostra o novo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A pesquisa mostrou que quanto mais opções de um determinado remédio são colocadas no mercado, mais barato fica o produto. A queda no valor para os consumidores pode chegar a mais de 50%.
Ainda de acordo com o Ipea, com a entrada do primeiro produto genérico de um medicamento no mercado, houve redução média de 20% nos preços mínimos. A partir do terceiro produto, a economia passa dos 50%.
Foto ilustrativa: reprodução hamiltonpaviana (pixabay.com)Há 0 comentários. Comente essa notícia.