Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Novas regras da Caixa completam 100 dias: imobiliárias lamentam o impacto no setor

14/02/2025
id="thumb84084" title="Novas regras da Caixa completam 100 dias: imobiliárias lamentam o impacto no setor " target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/de46a-caixa-federal-para-de-minas-1-.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb84084' } )"> Highslide JS

Cem dias após a Caixa Federal anunciar mudanças nas regras de financiamento habitacional no Brasil, a construção civil manifesta preocupação com a desaceleração da demanda por imóveis. E o clima de apreensão não é percebido somente em Pará de Minas.

A preocupação do setor também se deve à alta da Selic, que é a taxa básica de juros, que chegou a 13,25%. Especialistas da construção civil estimam em 10% a queda na oferta de crédito imobiliário no país.

A situação se complicou com a decisão da Caixa em exigir entrada correspondente a 30% do valor do imóvel. Antes, eram 20%. Corretores afirmam que as alterações feitas pelo banco afetam principalmente o segmento de médio padrão.

O cliente perdeu poder de compra, porque agora precisa ter disponibilidade financeira maior ou renda mais alta para conseguir juntar, no mesmo prazo, a entrada exigida. Segundo informação das imobiliárias da cidade, vários clientes que estavam prontos para adquirir um imóvel foram excluídos do processo.

Havia a expectativa de que os bancos privados iriam absorver parte da demanda impactada pelas novas regras da Caixa, mas isso não aconteceu. Ao contrário, eles recuaram na oferta de crédito.

Diante da nova realidade, as entidades que representam o setor imobiliário têm previsão de crescimento menor neste ano.

Foto: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis