A Emater está preocupada com o avanço do greening em novas áreas de plantios de citros em Minas Gerais e reforça o alerta diante da gravidade da situação. A doença que atinge as lavouras não tem cura e já foi responsável pela erradicação de mais de um milhão de plantas contaminadas nas propriedades mineiras desde 2017.
Só nos últimos dois anos agrícolas, foram mais de 214 mil árvores infectadas que precisaram ser eliminadas. A doença tem afetado principalmente as plantações de tangerinas. A praga é uma das mais graves que atinge os pomares de citrus. Transmitida por um pequeno inseto, o psilídeo, ela prejudica a produção deixando as frutas menores, com baixa qualidade e sem valor comercial.
O coordenador de Fruticultura da Emater, Deny Sanábio, explica os principais sinais do greening.
Quando a doença é identificada, a única solução é cortar a planta doente para evitar a contaminação das outras árvores. Daí a importância de o produtor se conscientizar sobre a doença para garantir a eficácia no combate ao greening.
A Emater Minas orienta os produtores no monitoramento do pomar, no controle do inseto transmissor e na eliminação das plantas infectadas. O escritório de Pará de Minas funciona nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz. O telefone é o 37/ 3232-2410.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.