O mês de fevereiro é marcado por uma importante ação na área da saúde. A campanha “Fevereiro Roxo” destaca a importância do diagnóstico precoce dos casos de lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, assim como do acesso a tratamentos adequados e do suporte às famílias que lidam com essas condições. O objetivo é promover a conscientização sobre a necessidade de mais pesquisas para que novas terapias sejam encontradas para essas doenças, que não têm cura.
O Lúpus é uma doença autoimune crônica, onde o corpo produz anticorpos em excesso que atacam órgãos como rins, pulmões, pele e articulações. Afeta mais mulheres, especialmente durante a idade fértil. Na forma mais grave, o lúpus eritematoso sistêmico, atinge cerca de 70% dos pacientes.
Já a Fibromialgia causa dores musculares e nas articulações, além de cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. Sua origem é desconhecida, mas pode surgir após traumas físicos ou psicológicos. Atinge principalmente mulheres, com uma prevalência de 3% da população.
E o Alzheimer é a principal causa de demência nos idosos. É uma doença neurodegenerativa, que resulta na perda de memória e das habilidades cognitivas, afetando atividades diárias. Sua causa ainda é desconhecida, mas é possível que esteja relacionada à genética.
A neurologista Caroliny Trevisan avalia que, no caso de indivíduos com Alzheimer, a identificação dos primeiros sinais faz toda a diferença no tratamento. Ela também sinaliza medidas para lidar com casos de Fibromialgia.
Já o hematologista Guilherme Perini reconhece que as campanhas ajudam no conforto dos pacientes e dos familiares, auxiliando no tratamento dessas enfermidades.
Por isso, além de aumentar a conscientização sobre o Alzheimer, a Fibromialgia e o Lúpus, o Fevereiro Roxo também destaca a importância do apoio às pessoas que vivem com doenças crônicas.
O diagnóstico de uma doença crônica muitas vezes traz uma série de desafios físicos, emocionais e sociais, e é essencial que haja uma rede de apoio sólida para ajudar os pacientes a enfrentar esses desafios.
Portal Gov.br/Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENEHá 0 comentários. Comente essa notícia.