Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Existe atividade específica para a terceira idade? Especialista responde

05/03/2025
id="thumb84293" title="Existe atividade específica para a terceira idade? Especialista responde" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/80dcf-exercicio.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb84293' } )"> Highslide JS

Muito mais do que a hipertrofia muscular buscada pelos mais jovens, os exercícios de força são essenciais para um envelhecimento saudável. Eles podem ajudar na prevenção da perda de massa muscular, ou sarcopenia, que acontece durante o envelhecimento, além de melhorar a saúde dos ossos e a mobilidade, evitando doenças como a osteoporose e a artrose, muito comuns na terceira idade. 

A sarcopenia começa naturalmente na fase adulta, por volta dos 30 anos, e vai piorando com o tempo. Quando o idoso para de se movimentar, seja por dores nas articulações, principalmente de joelho, quadril, ou limitações físicas, essa perda de massa muscular acelera, dificultando tarefas simples do dia a dia, como caminhar, levantar, tomar banho, escovar dentes. 

E essa perda da capacidade física, que impossibilita a realização de atividades cotidianas, faz com que os idosos dependam muito mais de cuidadores e familiares próximos para tarefas simples, que antes eram realizadas com facilidade. 

A educadora física Larissa Gonçalves falou ao Jornal da Manhã sobre o assunto. Explicou que essa redução da funcionalidade pode prejudicar e muito a saúde mental dos idosos, levando até mesmo a quadros de depressão:

Para manter o corpo e a mente ativos, o público 60+ costuma procurar por atividades como a hidroginástica e o pilates que, sem dúvida, trazem grandes benefícios pra saúde. 

A hidroginástica, por exemplo, não tem impacto nas articulações e é uma opção mais segura para quem tem limitações articulares e dores crônicas. Já o pilates exige maior nível de força muscular, trabalhando equilíbrio e flexibilidade, sendo uma ótima alternativa pra quem busca melhorar o controle do corpo e a postura. 

Mas a personal trainer faz questão de dizer que não existe um só tipo de atividade benéfico para os idosos. O que vale mesmo é se movimentar, para adquirir força e qualidade de vida. Seja a musculação ou outros exercícios que estimulem o ganho de massa muscular, todos são importantes aliados. 

E nunca é demais lembrar que para qualquer tipo de exercício, o acompanhamento de um profissional é indispensável para evitar lesões, treinar de forma mais segura e obter resultados mais eficazes. No caso da terceira idade, a escolha de um profissional é ainda mais importante. 

O idoso precisa de alguém com mais paciência, respeito, carinho, e que saiba lidar com as particularidades dessa fase da vida. Cada pessoa tem limitações e objetivos diferentes, por isso um acompanhamento especializado faz total diferença. 

Foto Ilustrativa: Reprodução stevepb (pixabay.com)



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis