O primeiro trimestre nem terminou e o saldo dos incêndios florestais na região já mostra aumento significativo, segundo informação divulgada pelo Corpo de Bombeiros.
O levantamento abrange os municípios do Centro-Oeste mineiro e Pará de Minas faz parte da lista. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 263%, ou seja, antes eram 63 ocorrências de incêndios e agora são 230.
O que mais chamou atenção dos bombeiros é o fato de estarmos em pleno verão, período tradicional de chuvas. Se o número de incêndios está alto agora, as perspectivas para o auge da seca, em julho e agosto, são muito ruins.
O 10º Batalhão de Bombeiros pede mais consciência da população, temendo consequências muito desastrosas. A instituição também solicita a todos que façam denúncias a qualquer sinal de queimada.
A explicação para o grande número de incêndios pode estar também no aumento da temperatura média e no baixo volume de chuvas. De qualquer forma, o que vale mesmo é a consciência ambiental.
Diante disso, a corporação pretende investir mais em campanhas educativas, inclusive adiantando algumas delas. Os produtores rurais também serão orientados a evitar as queimadas, diante do grande risco que elas representam.
Fotos: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.