A Faculdade de Pará de Minas (Fapam) lançou, ontem à tarde, um projeto inédito apresentando o diagnóstico da população idosa de Pará de Minas. Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMID), o estudo recebeu o nome de Diagnóstico Situacional e tem como objetivo compreender, de forma ampla e profunda, as condições de vida da população idosa do município. O
O levantamento aborda indicadores de saúde, assistência social, mobilidade, vulnerabilidade e qualidade de vida, permitindo a formulação de políticas públicas mais eficazes e direcionadas. A pesquisa foi conduzida com o apoio de docentes, estudantes e profissionais das áreas da enfermagem e psicologia, integrando uma abordagem interdisciplinar e prática, com foco na transformação social.
Um dos principais legados do projeto será a criação de uma plataforma digital, que permitirá o acesso público às informações coletadas, com recursos de consulta inteligente, cruzamento de dados e filtros por diferentes categorias. Através de seus projetos, o Centro de Extensão e Pesquisa da Faculdade de Pará de Minas (CEPE) tem como objetivo estabelecer um intercâmbio de conhecimentos entre a FAPAM e a comunidade, estimulando uma constante troca de saberes e práticas.
No lançamento oficial do portal o Diretor da Fapam, Wellington Cláiton, falou ao Jornal da Manhã:
Reinaldo Galvão, responsável pelo Centro de Extensão e Pesquisa da Fapam, também falou sobre a importância do projeto para o município:
Quem também viu com muito entusiasmo a iniciativa foi o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Aparecido Luiz:
Foram ouvidos mais de oito mil idosos e o diagnóstico do projeto já está no site da faculdade: www.fapam.edu.br.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.