O grande interesse demonstrado pelos trabalhadores da iniciativa privada em relação ao crédito consignado confirma o endividamento dos brasileiros. Conforme o Jornal da Manhã informou, somente no primeiro dia, quase 1,5 milhão de pessoas acessaram o aplicativo. Tanto interesse já era esperado, inclusive, pela oferta de financiamento com juros mais baixos para os trabalhadores com carteira assinada.
A estimativa é que o consignado possibilite queda das taxas de 103% para 40% ao ano. Esse tipo de empréstimo permite acesso a mais de 80 bancos e instituições financeiras, por meio do sistema eSocial. A previsão é de que o programa alcance mais de 41 milhões de empregados celetistas em geral.
É permitido comprometer até 35% do salário com o empréstimo, e assim como para aposentados, pensionistas e servidores, o desconto das parcelas será feito mensalmente na folha de pagamento. A Medida Provisória prevê a possibilidade de uso de 10% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do total da multa recebida por demissão sem justa causa para pagamento dos débitos do emprego.
No entanto, mesmo com vantagens para os trabalhadores, economistas advertem para o risco do endividamento da população crescer, como reforçou Eduardo Leite:
Ainda segundo o economista, essa proposta em um período de inflação alta pode prejudicar ainda mais o cenário das altas dos preços.
E aí fica também aquela velha dica de que antes de contrair uma dívida o trabalhador deve pensar muito bem, para não viver depois dentro de uma bola de neve.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.