Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Dia de Conscientização do Autismo: data lembra o longo percurso em busca dos direitos

02/04/2025
id="thumb84649" title="Dia de Conscientização do Autismo: data lembra o longo percurso em busca dos direitos" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/205ea-autismo.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb84649' } )"> Highslide JS

Este 2 de abril é marcado pela celebração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data comemora as vitórias conquistadas pelas pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mas também relembra que ainda há um longo caminho a ser percorrido em busca da garantia dos direitos e da inclusão dessas pessoas. 

O autismo não é uma doença, e sim uma forma diferente do funcionamento cerebral, que afeta o desenvolvimento neurológico, manifestando-se por meio de dificuldades na comunicação, comportamento e na interação social. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, essa condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo. Os sinais variam em termos de gravidade e manifestação, além de se apresentar de maneiras sutis conforme a idade da criança.

O Jornal da Manhã conversou com a terapeuta ocupacional Camila Gonçalves, a vereadora Camila Mão Amiga, especialista no assunto. Ela alerta que identificar os sinais ainda na primeira infância é importante para que as intervenções possam ser implementadas o quanto antes, ajudando a melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida dessas crianças:

Em Pará de Minas, já existem diversas formas de apoio a essa comunidade, como a lei que proíbe a soltura de fogos de artifício, a carteirinha de identificação e os atendimentos prioritários em terapias. 
No entanto, Camila reconhece que ainda persistem diversas lacunas para o desenvolvimento das pessoas com esse transtorno:

As causas do transtorno não são totalmente conhecidas. No entanto, já há evidências de que as causas hereditárias explicariam apenas metade do seu desenvolvimento. 
Fatores ambientais que impactam o feto, como estresse, infecções, exposição a substâncias tóxicas, complicações durante a gravidez e desequilíbrios metabólicos podem ter o mesmo peso na possibilidade de aparecimento do distúrbio.

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução Mimzy (pixabay.com)




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis