Reconhecer firma e autenticar documentos tem ficado cada vez mais fácil, sobretudo depois da criação do sistema de integração dos cartórios, que elimina a necessidade de sair da cidade para conferir uma assinatura.
A novidade tem sido elogiada pelos tabeliães, entre eles a titular do Cartório do 2º Ofício de Notas de Pará de Minas, Andréia de Vasconcelos Marinho. Segundo ela, com a integração fica mais fácil combater fraudes e falsificações.
As consultas são feitas de forma digital, pelo computador, mas os cartões físicos são mantidos para o caso de conferências.
Andréia informou que só no seu cartório são mais de 100 mil cartões de assinaturas e o número deve crescer. Pensando nisso, ela já está investindo em mais espaço para o armazenamento desses documentos.
O grande número de assinaturas registradas no cartório também reflete o crescimento da população de Pará de Minas e região. Mas, na mesma proporção, cresce o número de tentativas de falsificação.
A falsificação de assinaturas é crime previsto pelo Código Penal Brasileiro com penas que podem chegar a cinco anos, além de multa.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.