Especialistas continuam alertando as pessoas sobre os prejuízos causados pelo uso excessivo de tecnologia, sobretudo os celulares que passaram a fazer parte do cotidiano de grande número de pessoas. Nos consultórios médicos e psicológicos é possível ver com muita clareza as sérias consequências para a saúde física, mental e até social dos usuários.
Pesquisa recente realizada pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que o brasileiro passa, em média, mais de 9 horas diárias conectado à internet, sendo a maior parte desse tempo concentrada no celular.
O problema não está apenas na quantidade de horas, mas na forma como esses momentos são utilizados, por isso a discussão sobre o uso saudável da tecnologia é muito urgente, especialmente entre crianças e adolescentes. Como eles estão em fase de desenvolvimento, podem ser mais impactados por esse hábito.
O equilíbrio é a chave, segundo avaliação da psicóloga Amanda Assunção. A tecnologia pode ser uma grande aliada no dia a dia, mas é fundamental que seja usada com consciência e responsabilidade, preservando a saúde e a qualidade de vida:
A psicóloga destacou ainda os problemas ligados a ansiedade que o uso excessivo pode causar:
O uso excessivo do celular, quando começa a prejudicar a vida pessoal, profissional ou a saúde mental, pode ser considerado uma forma de dependência comportamental e deve ser tratado. A psicoterapia pode ser bem aplicada nesses casos, ajudando a pessoa a identificar os gatilhos do uso compulsivo e a desenvolver estratégias para o controle.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.