Com uma atuação marcada pela solidariedade, fé e o compromisso com a dignidade humana, a Pastoral Carcerária de Pará de Minas continua desenvolvendo um trabalho essencial junto à população privada de liberdade no município.
Formada por voluntários engajados com a missão da Igreja Católica, ela leva não apenas a palavra de Deus aos presídios, mas o apoio emocional e ações que contribuem para a humanização do sistema prisional.
O grupo realiza visitas regulares aos detentos, proporcionando momentos de oração, reflexão e escuta fraterna. Durante os encontros, os membros da pastoral transmitem mensagens de esperança e recomeço, valorizando cada pessoa, independentemente de seus erros e circunstâncias.
O trabalho é silencioso, mas poderoso, ajudando a restaurar a autoestima e a fé de quem, muitas vezes, se encontra em profunda vulnerabilidade. Além da dimensão espiritual, a Pastoral Carcerária atua em parceria com familiares, autoridades e instituições, buscando condições mais dignas de cumprimento da pena, o respeito aos direitos humanos e a reintegração social dos detentos.
Alex Viana, um dos membros da Pastoral, falou ao Jornal da Manhã sobre os atendimentos e os trabalhos realizados na Penitenciária Pio Canedo, aqui em Pará de Minas:
Ele também explicou como funcionam as visitas realizadas no ambiente prisional:
A população também pode ajudar bastante neste trabalho da Pastoral Carcerária:
A atuação da pastoral é um lembrete de que a justiça não deve estar dissociada da misericórdia, e que todos merecem uma segunda chance.
O serviço prestado pelos voluntários pode ser visto com um verdadeiro exercício de empatia e amor ao próximo, sendo essencial para fortalecer os laços de solidariedade e paz dentro e fora dos muros da prisão.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Ascom Prefeitura Municipal de Pará de MinasHá 0 comentários. Comente essa notícia.