Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Setor têxtil de Pará de Minas vive a sua fase mais difícil

30/04/2025
id="thumb84980" title="Setor têxtil de Pará de Minas vive a sua fase mais difícil" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/01890-neuler.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb84980' } )"> Highslide JS

O setor têxtil que, por muitos anos foi um dos principais pilares da economia de Pará de Minas, está enfrentando um momento difícil. Dos quase cinco mil trabalhadores que o segmento agregava, restaram pouco mais de 300.

A cidade tinha várias empresas no segmento, que vendiam a produção para todo o país. Hoje, a fabricação de tecidos ficou reduzida à Santanense, DTX e à Coopertêxtil, que é uma cooperativa que tem 80 associados.

O motivo do encolhimento pode ser explicado pelo avanço das tecnologias e, principalmente, pela concorrência dos países asiáticos, principalmente a China.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Neuler Faria, vem acompanhando as transformações do mercado e lamenta a realidade:

Neuler lembra com saudade os bons tempos que eram bastante festejados em datas como o 1º de maio e destaca momentos marcantes como as missas lotadas, presididas pelo saudoso Cônego Hugo, e as competições esportivas com distribuição de brindes. 

E como nada é igual às décadas de ouro, o sindicalista lembra que nos anos de 1980 e 90, o Dia do Trabalhador focava nas orações por mais vagas de trabalho. Hoje, o que se tem é uma grande falta de mão de obra. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis