Com a queda nas temperaturas, é importante estar atento aos cuidados com cães e gatos durante o tempo frio. Apesar dos pelos, esses animais também são suscetíveis ao frio, como os humanos, sofrendo com o clima.
E os problemas respiratórios são os mais graves. Os bichinhos podem desenvolver gripes, resfriados, entre outras doenças. No entanto, a bronquite tem sido a principal vilã nesta época do ano. Por isso, é fundamental que os tutores fiquem atentos e mantenham os pets bem aquecidos.
A percepção de frio vai depender de alguns fatores. Raça, idade, tamanho e características individuais, como a densidade e comprimento da pelagem, podem influenciar.
Nossa reportagem conversou com o médico veterinário Carlos Flister para saber os principais cuidados que devem ser tomados para preservar a saúde dos cães e gatos no frio.
De acordo com ele, é necessário agasalhar bem e oferecer abrigo aquecido, principalmente para os animais de pelo curto, além dos cuidados com os banhos, que devem ser reduzidos.
A alimentação e hidratação merecem atenção redobrada no inverno. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes ajuda a manter a energia e o calor corporal dos animais. Também é necessário manter a água limpa e fresca sempre disponível.
Vale lembrar que a atenção ao local de dormir deve ser redobrada, de preferência com camas elevadas do chão e afastadas de correntes de ar. Adicionar cobertores ou acolchoados também ajuda a manter os bichinhos aquecidos.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.