Maio é tradicionalmente conhecido na Igreja Católica como o mês Mariano, um tempo dedicado especialmente a Nossa Senhora. A tradição vem do século XVII.
Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o “mês mariano” sempre incluiu trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus. As festas marcantes ajudaram a consagrar o mês dedicado à Maria: ontem foi celebrada Nossa Senhora de Fátima e no dia 24 será a vez de Nossa Senhora Auxiliadora.
Já as formas pelas quais Maria é homenageada em maio são as mais variadas. Geralmente as paróquias rezam uma oração diária do terço e muitas preparam um altar especial com uma imagem da Virgem.
A mais tradicional delas talvez seja a coroação, marcada principalmente pela presença das crianças. Nas paróquias de Pará de Minas a coroação tem acontecido principalmente nas manhãs de domingo, durante a celebração popularmente conhecida como “missa das crianças”, pela grande participação dos pequenos nesse horário.
As novenas também estão acontecendo, inclusive ontem chegou ao fim a que foi dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Já a de Nossa Senhora Auxiliadora terá início amanhã, com a primeira celebração presidida pelo bispo Dom Geovane Luís da Silva.
Foto: Imagem ilustrativaHá 0 comentários. Comente essa notícia.