Aconteceu ontem (15), no município de Itaúna, o lançamento do Programa Territórios Empreendedores Centro-Oeste. Promovido pelo Sebrae Minas, o seminário regional abordou temáticas sobre desenvolvimento econômico, retenção de riquezas e atração de investimentos para os 16 municípios da microrregião.
Também foram realizadas palestras, entre elas “Como criar cidades inovadoras”, ministrada pelo antropólogo Santiago Uribe. Ele apresentou as transformações urbanas de Medellín, na Colômbia, destacando as estratégias que levaram a cidade a se tornar um modelo de inovação e inclusão social no cenário internacional.
Pará de Minas teve diversos representantes no evento, entre eles o vice-prefeito, Luiz Lima, a secretária de Gestão Pública, Ana Paula Couto, o vereador Kadu Franco e alguns servidores públicos.
Eles foram em busca de ações no campo do desenvolvimento socioterritorial, em parceria com outros municípios da região, como forma de trazer autonomia para Pará de Minas e contribuir com a construção de um plano de desenvolvimento abrangendo o município e as localidades ao redor.
Ao término do evento, a secretária Ana Paula Couto declarou que Pará de Minas entrou no radar da inovação.
Já o vice-prefeito Luiz Lima destacou a importância das parcerias entre os municípios.
Como forma de desenvolver o potencial econômico e trazer mais inovação para a cidade, está sendo elaborado um diagnóstico do setor econômico do município. Essa bússola é um trabalho desenvolvido pelo Invest Pará de Minas, onde a empresa TSX avalia o cenário para entender as características e como traçar planos de desenvolvimento.
Foto: Roni Anderson / Radio Santa CruzHá 0 comentários. Comente essa notícia.