Em pleno Maio Laranja, voltado ao Combate da Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) está coordenando uma ampla mobilização para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em Pará de Minas.
As ações programadas visam intensificar o atendimento e o suporte às vítimas desse tipo de violência, além do apoio às famílias. As atividades pretendem conscientizar a sociedade principalmente sobre a importância da identificação e denúncia dos casos.
A campanha é realizada através de parceria entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal.
Serão realizadas blitz e ações de conscientização nas escolas e nos projetos sociais, como forma de conscientizar as crianças sobre como identificar casos de exploração e abuso sexual.
Já no próximo dia 28 de maio, a partir das 8h, acontecerá uma passeata no centro da cidade, saindo da Casa da Cultura em direção à Praça Padre José Pereira Coelho. Neste mesmo dia, acontecerá uma blitz em parceria com o Banco do Brasil, quando agentes do Conselho Tutelar vão tirar dúvidas da população.
O movimento do Maio Laranja é muito necessário, diante do aumento das notificações de abuso sexual infantil no município. Diante disso, a advogada Mariane Melo, coordenadora do CREAS, chama atenção para a necessidade dos pais e responsáveis ficarem sempre atentos, já que os abusos também podem acontecer de forma virtual:
Mariane também ressalta que o CREAS, em parceria com outras entidades, presta um serviço essencial na linha de frente do atendimento e do combate a esses crimes.
Denunciar é uma forma importante de combater a violência sexual infantil e isso pode ser feito pelo Disque 100, o Conselho Tutelar e o próprio CREAS. Já para os crimes na internet, a denúncia pode ser feita pelo site: new.safernet.org.br/denuncie.
Foto: maiolaranja.org.brHá 0 comentários. Comente essa notícia.