Sentir saudade, querer estar perto, se preocupar com o outro é comum nos relacionamentos saudáveis. Agora, quando a presença da pessoa se torna indispensável para a própria felicidade e autoestima, é hora de acender o alerta.
A psicóloga e especialista no tratamento da Dependência Emocional, Joice Ferreira, chama atenção para os perigos da dependência emocional, um problema que está afetando cada vez mais pessoas, muitas vezes de forma silenciosa.
A dependência emocional pode estar ligada a fatores como baixa autoestima, histórico de abandono ou traumas na infância. Em muitos casos, a pessoa não percebe que está vivendo uma relação desequilibrada. Joice aponta os meios para a identificação:
De acordo com a especialista, entre os principais sinais de dependência emocional estão o medo excessivo de rejeição e ciúmes constantes, dentre outros fatores:A boa notícia é que é possível superar esse tipo de dependência, sendo que o reconhecimento do problema é o primeiro passo. A partir daí, a psicoterapia é fundamental para trabalhar a autoestima, o autoconhecimento e a construção de uma identidade fora do relacionamento:Para a identificação e também tratamento da dependência emocional é necessário procurar um especialista da área para que o melhor caminho seja seguido.Há 0 comentários. Comente essa notícia.