O mês de maio ainda não terminou, mas a procura pelos itens das festas juninas já está movimentando o comércio em Pará de Minas. Bandeirinhas e balões, amendoim e pipoca... Muita gente já está atrás desses e muitos outros itens para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro.
Acontece que a quadrilha deste ano vai pesar no bolso do consumidor, devido ao aumento significativo nos preços dos alimentos típicos da temporada. De acordo com levantamento do Mercado Mineiro, as oscilações chegam a até 100% em alguns itens.
O coco ralado, por exemplo, teve uma elevação de 32%, enquanto o amendoim aumentou 44%. Nem a paçoquinha escapou da alta, ficando 39% mais cara. Como a temporada agrada a maioria, os consumidores reclamam mas acabam comprando e com isso movimentam o comércio do ramo.
O Jornal da Manhã conversou com Maurício da Silva Resende, da Bomboniere União, uma das empresas que mais vende nesta época. A expectativa dele é que o movimento aumente ainda mais nas próximas semanas:
Já Helisson Pereira Garcia, da Bomboniere Sonho Meu, garantiu que a procura pelas decorações também já movimenta o setor, que promete muitas novidades:
Mas enquanto alguns itens para as quermesses estão mais caros, outros tiveram queda significativa nos preços. O milho de pipoca teve uma redução de 21%, enquanto o feijão preto caiu 17%.
Com variações tão significativas, é importante que o consumidor fique atento aos valores praticados e realize pesquisas de preços em diferentes estabelecimentos.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.