Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Golpe das compras falsas lota o Procon de reclamações

30/06/2025
id="thumb85745" title="Golpe das compras falsas lota o Procon de reclamações" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/c3c24-procom-pm-2024.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb85745' } )"> Highslide JS

O Procon de Pará de Minas tem registrado um aumento expressivo na procura por atendimentos nos últimos meses. Os motivos são variados, mas o destaque tem sido a quantidade de pessoas em busca de orientação após caírem em golpes. 

Uma das fraudes que mais preocupa o órgão atualmente é o chamado “golpe das compras falsas”, onde os criminosos vendem produtos de qualidade inferior como se fossem itens de alto padrão. Além de enganar os consumidores, muitas vezes a prática resulta na clonagem dos cartões utilizados na transação. 

Esses golpistas atuam na internet, mas também costumam abordar as vítimas em locais movimentados como feiras, supermercados e até nas portas das residências, se passando por representantes de marcas conhecidas.

E em meio a tantos casos recorrentes na cidade, a advogada Mariana Carvalho Gontijo Roque, que atua no Procon local, dá algumas dicas para evitar novos golpes na praça. 

Ela reforça também que o consumidor deve desconfiar de preços muito baixos no mercado e sugere buscas no Reclame Aqui, antes do fechamento de qualquer compra.

No entanto, para aqueles que já caíram no golpe, é importante procurar o Procon o mais rápido possível para tentar minimizar os prejuízos. 

Outra demanda que também tem chegado frequentemente no Procon envolve beneficiários de programas sociais, especialmente aposentados e pensionistas. 

Criminosos entram em contato por telefone oferecendo principalmente medicamentos, com o objetivo de obter dados pessoais ou bancários das vítimas. Mariana também alerta para as ações que devem ser tomadas nesses casos. 

E mais recentemente, muitas pessoas têm procurado a entidade para a resolução de golpes envolvendo os descontos indevidos do INSS. 
Mariana reforça que o INSS não entra em contato por telefone. Em caso de dúvidas, o beneficiário deve entrar em contato com a instituição pelo 135, pelo aplicativo Meu INSS ou então procurar uma agência dos Correios. 

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis