O Procon de Pará de Minas tem registrado um aumento expressivo na procura por atendimentos nos últimos meses. Os motivos são variados, mas o destaque tem sido a quantidade de pessoas em busca de orientação após caírem em golpes.
Uma das fraudes que mais preocupa o órgão atualmente é o chamado “golpe das compras falsas”, onde os criminosos vendem produtos de qualidade inferior como se fossem itens de alto padrão. Além de enganar os consumidores, muitas vezes a prática resulta na clonagem dos cartões utilizados na transação.
Esses golpistas atuam na internet, mas também costumam abordar as vítimas em locais movimentados como feiras, supermercados e até nas portas das residências, se passando por representantes de marcas conhecidas.
E em meio a tantos casos recorrentes na cidade, a advogada Mariana Carvalho Gontijo Roque, que atua no Procon local, dá algumas dicas para evitar novos golpes na praça.
Ela reforça também que o consumidor deve desconfiar de preços muito baixos no mercado e sugere buscas no Reclame Aqui, antes do fechamento de qualquer compra.
No entanto, para aqueles que já caíram no golpe, é importante procurar o Procon o mais rápido possível para tentar minimizar os prejuízos.
Outra demanda que também tem chegado frequentemente no Procon envolve beneficiários de programas sociais, especialmente aposentados e pensionistas.
Criminosos entram em contato por telefone oferecendo principalmente medicamentos, com o objetivo de obter dados pessoais ou bancários das vítimas. Mariana também alerta para as ações que devem ser tomadas nesses casos.
E mais recentemente, muitas pessoas têm procurado a entidade para a resolução de golpes envolvendo os descontos indevidos do INSS. Mariana reforça que o INSS não entra em contato por telefone. Em caso de dúvidas, o beneficiário deve entrar em contato com a instituição pelo 135, pelo aplicativo Meu INSS ou então procurar uma agência dos Correios.
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