Vários servidores públicos de Pará de Minas estão na lista dos profissionais prejudicados pela falha no Pasep 2025. A situação é nacional e afetou milhares de trabalhadores que agora enfrentam dificuldades no recebimento do abono salarial referente ao ano base 2023.
O problema, identificado por diversas prefeituras e sindicatos, ocorre devido a uma falha nacional no sistema de comunicação entre o eSocial e o Ministério do Trabalho e Emprego, que não reconheceu corretamente os dados de remuneração de muitos trabalhadores.
As reclamações começaram quando os servidores foram surpreendidos ao tentar consultar o benefício e se depararam com a mensagem de ‘não habilitado’, no sistema da Carteira de Trabalho Digital.
O impacto foi sentido principalmente por servidores municipais, estaduais e federais que receberam até dois salários mínimos em 2023 e deveriam constar na lista de beneficiários do PASEP 2025.
O Ministério do Trabalho e a Dataprev estão atuando para resolver o problema e tudo indica que será criado um lote extra de pagamento do abono no mês de outubro. Os servidores prejudicados devem acessar a carteira de trabalho digital, navegar até Benefícios > Abono Salarial > Pagamentos e verificar se há registro do pagamento.
Foto Ilustrativa: Reprodução lkzmiranda (pixabay.com)Há 0 comentários. Comente essa notícia.