A temporada de frio continua esquentando o movimento no comércio varejista de Pará de Minas. Os lojistas dos segmentos de tecidos, cama, mesa e banho, calçados e vestuário estão satisfeitos com o desempenho das vendas neste inverno, que já superam as expectativas.
As baixas temperaturas, registradas desde o início da estação, impulsionaram principalmente a procura por cobertores, roupas e acessórios. Segundo a pesquisa “Expectativa de Vendas Inverno 2025”, realizada pela Fecomércio MG, 69,8% dos empresários esperavam vender mais agora em relação a 2024.
Entre os motivos que explicam o otimismo estão o frio, que chegou mais cedo. Ele foi apontado por 66,3% dos entrevistados. A percepção de um inverno mais rigoroso também ajudou nas vendas, sendo comentado por 34,2%.
E não é que essa previsão tem se confirmado? De fato, as baixas temperaturas estão sendo decisivas para o aumento das vendas. O comerciante Evander Costa confirma o bom momento:
Ainda de acordo com Evander, a expectativa do setor é vender bastante neste finalzinho de julho, mantendo o ritmo aquecido até o encerramento da estação.
Esse bom desempenho também é reflexo da capacidade de adaptação do comércio ao comportamento mais instável do clima. Os empresários estão conseguindo alinhar estoques e coleções às novas realidades do inverno, cada vez menos previsível. Com isso, as lojas oferecem mais variedade e preços acessíveis, atraindo diferentes perfis de consumidores.
Até o final da estação, a maioria dos lojistas espera um impacto positivo nas vendas, entre 10% e 40%, com ticket médio variando de R$ 100 a R$ 300.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.