Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Popularidade dos cigarros eletrônicos afeta principalmente os mais jovens

24/07/2025
id="thumb86090" title="Popularidade dos cigarros eletrônicos afeta principalmente os mais jovens" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/caf76-cigarro.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb86090' } )"> Highslide JS

O uso de vapes, espécie de cigarro eletrônico, nas escolas é um problema crescente e preocupa tanto a comunidade escolar quanto as famílias, já que o hábito traz impactos negativos à saúde dos alunos.

A proibição deles em ambientes coletivos já está prevista em lei no Brasil. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também proíbe a fabricação, importação e comercialização desses dispositivos. 

Mesmo assim os vapes continuam sendo vendidos por meio da internet e no comércio informal, facilitando a aquisição e permitindo que cheguem facilmente aos consumidores, inclusive crianças e adolescentes.

Seguindo uma modinha, para impressionar os colegas, ou mesmo para passar a ideia de subversão, os estudantes acabam levando o dispositivo eletrônico para dentro da escola.

Em Pará de Minas, segundo levantamento feito pelo Jornal da Manhã, o problema ainda não é tão grande. De acordo com o diretor da Escola Estadual Fernando Otávio, Alfredo Couto, os adolescentes, de fato, têm usado vaper, mas esta não é uma ocorrência frequente. 

Alfredo contou, inclusive, que o problema maior está do lado de fora das escolas, onde a direção e os professores não têm poder para intervir. 

O diretor lembra que todas as vezes que situações assim acontecem dentro de uma escola é realizado todo um trabalho de orientação e conscientização.

Alfredo também chama atenção para o fato de que o acompanhamento dos estudantes sobre esse assunto é uma questão de educação e, ao mesmo tempo, da área da saúde. 

Especialistas apontam que o crescente uso de vapes nas escolas pode estar relacionado à influência de vídeos do TikTok, onde o tema é frequentemente abordado. 
Na plataforma, que é a queridinha das crianças e adolescentes, é possível perceber influenciadores promovendo ou criticando o uso do vape, aproximando o público do dispositivo eletrônico. 

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa reprodução doodleroy (pixabay.com)




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis