O esporte especializado de Pará de Minas está celebrando mais uma conquista. O corredor Gustavo Henrique Duarte Silva, que também é vereador na cidade, conquistou novamente o topo do pódio na 16ª edição do Trail Espinhaço Xtreme, competição de corrida em trilhas e montanhas. O evento aconteceu, dias atrás, em Diamantina.
A corrida foi realizada em meio à cordilheira da Serra do Espinhaço, atraindo atletas de todo o estado, que enfrentaram longas distâncias em áreas de preservação ambiental, exigindo preparo físico, autossuficiência e superação.
Na prova de 50 km, considerada a mais desafiadora do evento, Gustavo se consagrou bicampeão geral. Com largada na manhã do dia 12, a ultra testou os limites dos competidores.
De volta à cidade, Gustavo conversou com o Jornal da Manhã, afirmando que garantir essa conquista não foi fácil. Na maior parte da prova ele ficou em segundo lugar, mas a virada decisiva aconteceu no quilômetro final:
Gustavo também citou a importância da rotina intensa de treinos para alcançar bons resultados, enfatizando que a disciplina é indispensável para a evolução no esporte.
A corrida entrou na vida de Gustavo aos 29 anos e se tornou mais que prática esportiva, virando um estilo de vida. Além dos benefícios físicos, o esporte ajuda na saúde mental e mesmo quando ele deixar as competições, pretende continuar nas trilhas por uma vida longa e saudável.
Ele também ressaltou a evolução da corrida no cenário de Pará de Minas, em suas diversas modalidades, gerando referências e inspirações que contribuíram com a sua própria trajetória.
Nas próximas semanas, Gustavo Duarte terá mais um grande desafio: a La Misión, na cidade de Passa Quatro (MG), de 13 a 17 de agosto. Considerada a maior corrida de montanha do Brasil, em número de participantes, ela deve reunir mais de 5 mil atletas em percursos entre 7 km e 110 km. Gustavo competirá na categoria de 35 km e quer alcançar um feito inédito: ficar entre os cinco primeiros colocados na classificação geral.
Ele agora foca em uma boa temporada para acumular a pontuação necessária para disputar o Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha. Cada prova soma pontos no ranking e o objetivo dele é garantir vaga na elite da competição em 2026.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Arquivo Pessoal (Gustavo Duarte)Há 0 comentários. Comente essa notícia.