A confirmação de dois casos de influenza aviária na região acendeu o sinal de alerta das autoridades sanitárias e produtores de aves em Pará de Minas.
A notificação confirmada no final de julho apontou a Infecção em galinhas domésticas de produção de subsistência, no município de Esmeraldas. Felizmente, os casos não têm relação com produção comercial.
Ainda assim, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) tem reforçado a importância da observação das regras de biosseguridade nas propriedades, sejam grandes produtores ou mesmo os criadores de subsistência.
Lucas Silva Jardim, responsável pelo escritório seccional do IMA em Pará de Minas conversou conosco.
Lucas também chama atenção para o reforço nas medidas como desinfecção de veículos, proibição da entrada de pessoas alheias ao processo produtivo nas granjas e o reforço de cercas para evitar a entrada de animais silvestres. Os pequenos produtores também precisam ficar atentos aos sinais como aumento da mortandade de aves e o surgimento de alguns sintomas.
Quanto à fiscalização e o apoio do IMA no acompanhamento de possíveis ocorrências, Lucas tranquilizou a população:
Para solicitar os serviços ou conseguir informações junto ao Instituto, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3237-0784, que também recebe mensagens via WhatsApp.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.