A Igreja Católica é a instituição com maior confiança entre os brasileiros. Esta afirmação foi confirmada por uma pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ouviu pessoas em 105 municípios espalhados pelo Brasil.
De acordo com o estudo, a Igreja Católica obteve 85% das respostas que a colocaram como instituição de maior confiança, à frente do Conselho Federal da OAB, das Igrejas Evangélicas, dos Órgãos de Justiça, do Senado, Presidência da República e Câmara dos Deputados.
Segundo os dados, 40% da população confia muito na Igreja Católica, e 45% confia um pouco. Os dados da segunda instituição com maior confiança, a OAB, somam 24% dos entrevistados que confiam muito e 59% que confiam um pouco.
Já as igrejas evangélicas aparecem como uma única instituição, e somam a segunda maior porcentagem de pessoas que confiam muito, alcançando 31%.
A pesquisa foi recebida pelos sacerdotes e as comunidades católicas com muita alegria. Quem confirmou este fato foi o Padre Hedvan Richardson Souza Lucas, Vigário da Forania Nossa Senhora da Piedade.
Segundo ele, esta confiança manifestada pelos brasileiros só confirma que a Igreja segue cumprindo com seus ideais e a missão evangelizadora lançada por Jesus Cristo.
Perguntado sobre quais características do trabalho da Igreja teriam chamado mais atenção das pessoas para manifestarem este alto nível de confiança, Padre Hedvan destacou a promoção e vivência da caridade.
Mas se por um lado os resultados da pesquisa trazem alegria e a certeza de trilhar o melhor caminho, por outro, eles aumentam a responsabilidade da Igreja em manter esta relação de confiança com os fieis e a população de forma geral.
Padre Hedvan aproveitou para destacar a importância da Igreja se manter sempre atual no diálogo com as novas realidades e na proximidade com as pessoas. Ele chamou atenção para o bom uso das ferramentas tecnológicas, sobretudo a Internet.
Falando em Internet, o sacerdote lembra que hoje em dia todas as Paróquias possuem uma conta no Instagram, por exemplo, onde os fieis podem acompanhar a programação das celebrações em suas comunidades e acompanhar seus principais acontecimentos.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.