Esses primeiros dias de setembro têm registrado grande demanda pelos serviços do Procon de Pará de Minas. E a maior parte dos consumidores que recorrem ao órgão é composta por idosos.
O movimento do público 60+ reflete o aumento dos golpes aplicados contra este público, sobretudo nas salas de autoatendimento das agências bancárias, na tradicional saidinha de banco ou no golpe da falsa ajuda do uso dos equipamentos eletrônicos.
A advogada do Procon, Mariana Gontijo, reforça a necessidade dos idosos buscarem ajuda sempre que passarem por situações assim, na maioria das vezes, eles têm direito ao ressarcimento dos valores perdidos.
Mariana também faz um alerta sobre os empréstimos contratados por telefone sem o real consentimento do idoso, ou mesmo as vendas casadas quando o idoso acaba aceitando a contratação de seguros e outros serviços.
Segundo a advogada, ao sentir qualquer insegurança diante de uma ligação telefônica desse tipo, o correto é dizer não ou então ficar em silêncio e até mesmo desligar o telefone rapidamente:
O Procon também aconselha as pessoas a não resolverem pendências pelo telefone, evitando confusões ou mal entendidos. O ideal é procurar a empresa, agência bancária, ou advogado pessoalmente.
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