Minas Gerais registrou avanço significativo na vacinação contra a brucelose neste ano. Na primeira etapa, voltada para bezerras de 3 a 8 meses de idade, quase 53% dos animais foram imunizados, totalizando mais de um milhão e trezentas mil fêmeas bovinas e bubalinas. O resultado superou a meta mínima de 40% estabelecida pelo IMA.
A região de Pará de Minas também apresentou bons resultados, segundo informou o coordenador do IMA, Lucas Jardim. Ao todo, foram imunizados 6.385 animais, alcançando o índice de 50%.
Esse plantel representa os municípios subordinados ao escritório local. Além de Pará de Minas, ele é responsável por Florestal, Igaratinga, Pequi e São José da Varginha.
Vencida a primeira fase, os pecuaristas agora devem se preocupar com a segunda etapa da campanha:
A multa é pesada. O produtor será penalizado em R$138,28 por animal não vacinado. Importante ressaltar que a vacina contra a brucelose só pode ser comprada com receituário médico e aplicada por veterinário.
O cumprimento das duas fases é essencial para que o território mineiro alcance a meta nacional do Ministério da Agricultura, que exige cobertura mínima anual de 80%.
Foto: Kelvin Fernandes/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.