A Prefeitura de Belo Horizonte sancionou a lei que garante a distribuição gratuita de sensores de monitoramento contínuo de glicose, para moradores da capital com diabetes tipo 1.
A medida inclui não só o sensor, mas também os insumos necessários para o seu uso, sem custo para os pacientes. No entanto, a concessão não será automática.
A prefeitura ainda vai definir, por meio de regulamentação, os critérios para entrega dos dispositivos. E o uso dos sensores terá que seguir protocolos do Ministério da Saúde ou normas equivalentes, para garantir segurança e eficácia.
A medida chamou atenção em Pará de Minas exatamente pelo fato do vereador Vinícius Alves ter apresentado, há pouco tempo, um projeto de lei com a mesma finalidade.
Na época a prefeitura afirmou que a proposta feria a legislação e, ao mesmo tempo, estava sem dinheiro em caixa para custeio dos sensores. Procurado pelo Jornal da Manhã, o vereador Vinícius disse que tomou conhecimento da nova lei na capital.
Mas não quis gravar entrevista, alegando que fez um acordo com o prefeito Inácio Franco, de que só voltaria a falar do assunto em 2026.
Foto: Ilustrativa reprodução (pexels.com)Há 0 comentários. Comente essa notícia.