Registro das memórias de homens e mulheres privados de liberdade, o livro “Além das Grades” é a mais nova obra lançada em Pará de Minas. Ele reúne um conjunto de 90 narrativas autobiográficas, produzidas pelos detentos da Penitenciária Pio Canedo. A obra nasceu de um projeto desenvolvido na Escola Estadual Professor Agmar Gomes do Couto, que funciona na unidade prisional.
As histórias, escritas pelos próprios alunos, abordam sonhos, arrependimentos, aprendizados e planos para o futuro, com o objetivo de ressignificar experiências de vida e combater a invisibilidade das pessoas em situação de privação de liberdade. Nenhum nome foi divulgado nas narrativas, garantindo anonimato e foco nas vivências.
A idealizadora do projeto é a professora de Química da escola da penitenciária, Laís Rosa Batista. A iniciativa surgiu no ano passado, após rodas de conversa e dinâmicas em sala de aula, que estimularam os alunos a refletir sobre suas trajetórias. Segundo ela, muitos se emocionaram ao relembrar o passado e, aos poucos, passaram a desejar o registro das memórias.
A professora deu detalhes sobre o processo de escrita do livro, com o envolvimento dos alunos que colocaram em palavras e desenhos seus sonhos e histórias:
Laís destacou ainda a boa receptividade dos alunos, ao saber que suas histórias se transformariam em um livro, reforçando o sentimento de que as vozes finalmente seriam ouvidas.
A professora de Português, Ana Carolina, também participou da produção do livro que não tem fins lucrativos. O valor arrecadado com as vendas será revertido para a produção dos exemplares e, quem sabe, para uma próxima obra.
O livro “Além das Grades” pode ser adquirido diretamente com a professora Laís Rosa, pelo WhatsApp (37) 99868-0302, ou na escola localizada a cerca de 300 metros da penitenciária. O valor é R$45,00.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.