A nova estratégia de vacinação adotada pelo CCZ garantiu o sucesso Campanha de Vacinação contra Raiva Animal, encerrada no último sábado, em Pará de Minas. A avaliação da mobilização, iniciada em agosto, vem do médico-veterinário Oscar Leitão, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses.
Ele informou que a imunização de cães e gatos no município superou as metas estipuladas pela Superintendência Regional de Saúde. A expectativa era que fossem vacinados 10.374 animais, mas o saldo final foi fechado em 11.303, sendo 10.272 cães e 1.031 gatos.
Oscar Leitão agradece o apoio dos tutores que estão mais conscientes sobre a importância da vacinação. Ele também deu detalhes sobre a nova estratégia adotada para vacinação, sobretudo na zona rural.
O resultado também foi fruto das pré-campanhas, realizadas entre os meses de março e junho, quando foram imunizados 84 animais, além de outras ações para vacinação de protetores independentes, que somaram 661 animais vacinados.
E como as metas foram superadas, não sobraram doses da vacina antirrábica. Por causa disso, não haverá repescagem no CCZ, como era esperado. A vacinação contra a raiva só deve ser retomada no segundo semestre de 2026.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Ilustrativa reprodução PBH/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.