A má qualidade do ar em Pará de Minas tem aumentado os problemas respiratórios de muitas pessoas. Queimadas como a que aconteceu ontem à tarde, no bairro Vila Maria, prejudicam bastante o ar, afetando ainda mais a situação.
E o assunto ganha ainda mais atenção diante dos estudos mostrando que nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar poluído, tanto dentro como fora de casa.
A poluição doméstica geralmente começa na cozinha, em fogueiras ou fogões com vazamentos, que funcionam à base de querosene, lenha ou carvão, colocando poluentes nocivos no ar de suas casas.
Já a poluição externa vem das empresas, do trânsito, e se agrava nesta época, típica de queimadas, afetando diretamente as defesas do corpo. O pneumologista Mateus Goebel chama atenção da população para o perigo que o fogo nas pastagens causa no organismo:
O público mais suscetível a esses sintomas, inclusive com risco de agravamento, são as crianças, os idosos e, principalmente, aqueles que já sofrem com as doenças respiratórias:
E o problema está em todo lugar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar nas cidades e até mesmo nas áreas rurais, em todo o mundo, causa mais de 4 milhões de mortes prematuras a cada ano. O ar em Pará de Minas, segundo monitoramento da empresa IQAir, está quase cinco vezes mais poluído que o recomendado pela OMS.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.