Os alertas constantes e as campanhas de combate à violência contra idosos vem surtindo efeito em Pará de Minas. O grande número de denúncias relativas à violência física, psicológica e patrimonial contra o público 60+ reflete, inclusive, na consciência popular de que é preciso proteger os idosos.
A avaliação é de Aparecido Luiz Araújo, o Cido, presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos. Ele diz que já é possível perceber que a sociedade não admite mais este tipo de violência, e que a intolerância acaba assustando os infratores.
Mesmo diante desta percepção de melhora no cenário, ainda existe uma situação que preocupa bastante o Conselho do Idoso. De acordo com Cido, muitas famílias se recusam a cuidar de seus idosos debilitados, insistindo em colocá-los em alguma instituição de longa permanência, como no caso da Cidade Ozanam.
Ele percebe esta situação como uma espécie de jogo de empurra, que pode acabar resultando no abandono do idoso:
Sobre as denúncias que têm chegado ao Conselho, referentes aos vários tipos de violência e abandono de pessoas idosas, o presidente informa que o órgão tem encaminhado estas pessoas até as autoridades de segurança e assistência social, para que sejam tomadas s medidas adequadas.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.