Quem passar pelo centro de Pará de Minas nesta manhã terá a oportunidade de assistir a mais uma ação em torno do Outubro Rosa, mês em que a prevenção contra o câncer de mama fica mais evidenciada.
Daqui a pouco, acontecerá uma caminhada na rua Benedito Valadares, com a participação de várias entidades engajadas nessa rede de apoio à vida. É o Dia D Rosa, onde também serão distribuídos panfletos de conscientização sobre a importância do autocuidado e da prevenção.
Ações assim são importantes, inclusive por lembrar que o cuidado com a saúde das mulheres deve ser constante ao longo do ano.
Segundo o Painel de Monitoramento do Tratamento Oncológico, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, quase 2.800 casos da doença foram diagnosticados entre janeiro e agosto deste ano, o que representa mais de 11 novos diagnósticos por dia.
E para quem já enfrenta a doença, o essencial no combate ao câncer de mama é a informação, já que o receio é o que traz pânico e até impede que mulheres realizem a prevenção.
Segundo especialistas, até pouco tempo atrás, havia uma limitação importante no acesso aos exames preventivos pelo SUS. Agora a mulher pode solicitar o exame diretamente na unidade básica de saúde e o SUS garante a realização a cada dois anos.
As sociedades médicas recomendam o rastreamento anual, mas essa mudança já representa um avanço.
Foto: Prefeitura Municipal de Pará de MinasHá 0 comentários. Comente essa notícia.