Diversos estabelecimentos de Pará de Minas já aderiram ao modelo de parklets. As estruturas que funcionam como extensão da calçada são instaladas em vagas de estacionamento, oferecendo espaços de convivência, descanso e lazer para os clientes.
A iniciativa, que já tomou conta dos grandes centros urbanos, ganha força por aqui como uma forma moderna de valorizar os espaços públicos e incentivar a permanência das pessoas nas áreas comerciais.
Como os parklets são mobiliários urbanos públicos, eles podem contar com bancos, mesas, floreiras, lixeiras entre outros objetos. Por isso, além de expandir a área útil do comércio, esses espaços colaboram para a segurança e a mobilidade dos pedestres, ao evitar o acúmulo de pessoas sobre as calçadas, principalmente em locais mais movimentados. O engenheiro de trânsito Robson Kawanish falou sobre isso:
Robson também ressaltou que apesar de os parklets geralmente ficarem em frente aos estabelecimentos comerciais, eles são de uso público.
A regulamentação dos parklets em Pará de Minas foi aprovada pela Câmara Municipal em 2021 e sancionada no mesmo ano, autorizando o uso de áreas públicas para esse tipo de estrutura.
Para os comerciantes interessados em instalar um parklet, é necessário protocolar o pedido diretamente na Prefeitura, já com o projeto detalhado, informando a localização pretendida, as dimensões da estrutura e a quantidade de vagas que serão utilizadas.
Há um padrão técnico de construção a ser seguido, disponibilizado pelo município, e o projeto passa por análise para garantir que não comprometa o trânsito, o fluxo de veículos nem a segurança das pessoas que vão utilizar o espaço.
Fotos: Aleff Fernandes e Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.