A Prefeitura de Florestal apresentou o balanço do primeiro mês de funcionamento do Laboratório Municipal, fruto de uma parceria com o Consórcio Público ICISMEP, responsável pelo gerenciamento do serviço, e a operacionalização do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).
Segundo a biomédica Luana Vilela, responsável técnica do laboratório, a prestação de serviços tem garantido mais eficiência, resolutividade e humanização no atendimento à população. O laboratório foi inaugurado no dia 9 de outubro, marcando uma nova fase para a saúde pública de lá.
Antes, os exames laboratoriais eram realizados por meio de um serviço terceirizado em outro município, exigindo deslocamentos dos pacientes e resultando em maior tempo de espera. Agora, os pacientes contam com atendimento na própria cidade.
Luana informou que o laboratório realiza uma média de 20 atendimentos por dia, sempre pela manhã, evitando longos períodos de jejum, e essa organização está se mostrando bastante eficaz. Metade dos procedimentos é realizada das 7h às 8h e o restante, das 8h às 9h.
Só neste primeiro mês de atividades, foram atendidos mais de 450 pacientes e realizados 4.675 exames, o que demonstra o impacto imediato do novo serviço na rede municipal.
De acordo com a biomédica, o serviço tem sido muito bem recebido pela população, principalmente pelo fato de os resultados serem entregues em uma ou duas horas após a amostra chegar ao laboratório.
Durante o primeiro mês, também foram realizados diversos treinamentos com a equipe, abordando temas como atendimento ao público, coleta, controle e manuseio dos equipamentos, e fluxo de exames, reforçando o compromisso com a qualidade e a segurança no processo assistencial.
Fotos: Reprodução Prefeitura Municipal de FlorestalHá 0 comentários. Comente essa notícia.