A pesquisa do IBGE confirmou que, além de Divinópolis, a cidade de Itaúna também tem crianças casadas, apesar da pouca idade, entre 10 e 14 anos. Segundo o levantamento, 22 menores nesta idade vivem em situação de união conjugal.
O que chama atenção neste caso não é apenas a pouca idade, mas o fato da legislação brasileira proibir o casamento de pessoas abaixo dos 16 anos. Nessa situação, não se permite a união nem mesmo com o consentimento dos pais.
Já nas cidades de Pará de Minas e Nova Serrana, a pesquisa do IBGE mostrou que não existem casos assim. Mas quando a pesquisa avalia o cenário nacional, os números são impactantes.
Mesmo com a proibição prevista em lei e a possibilidade de punição, com prisão dos responsáveis, mais de 34 mil crianças vivem em situação de união conjugal. Em Minas Gerais, são 1.430 casos, com o estado ocupando a décima posição no ranking, que é encabeçado por São Paulo.
Outro dado que chama atenção é a união conjugal de pessoas com idades de 15 a 19 anos, sendo que a grande maioria é do sexo feminino.
Foto Ilustrativa: IBGE/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.