A proximidade do verão, com a expectativa de elevação ainda maior dos termômetros, sem falar no tempo quente e úmido, deve deixar os tutores de gatos em alerta para o risco da esporotricose.
A doença provocada por fungos acomete especialmente os felinos e é considerada uma zoonose, já que é transmitida para os seres humanos. Daí a importância da prevenção, antes que os casos da doença aumentem na cidade.
O médico veterinário Oscar Leitão, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pará de Minas, falou conosco sobre o assunto:
O veterinário destaca os principais sintomas para identificação da esporotricose:
Em relação à prevenção, Oscar considera muito importante que os animais sejam mantidos dentro de casa, evitando a contaminação que vem das ruas:
A doença tem tratamento, apesar dele ser longo e difícil, podendo durar vários meses. Logo que forem observados os sintomas, o tutor deve procurar o médico veterinário, ou mesmo ao CCZ que fornece gratuitamente o exame para avaliação do caso.
Se confirmada a suspeita, o animal doente precisa ficar isolado durante todo o tratamento, evitando a transmissão da doença para outros pets e até mesmo os tutores.
Foto: Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Ilustrativa reprodução vlaaitje (pixabay.com)Há 0 comentários. Comente essa notícia.