Citado muitas vezes entre as profissões que estão desaparecendo, o ofício de sapateiro continua registrando grande demanda nas principais oficinas que se mantém em atividade.
É reforma do solado, reposição do salto quebrado, pintura ou reparo nas correias de uma sandália e muito mais. Muitas vezes um pequeno conserto pode garantir vida mais longa para o calçado, sem falar na economia.
O sapateiro Claudinei Almeida, que há mais de 30 anos atua no mercado local, aprendeu o ofício com o pai e assegura que apesar de poucas pessoas se interessarem pela profissão, ela ainda é bastante requisitada. Ele mesmo, vive com agenda lotada:
E uma dica, hein? A cola utilizada na produção de um calçado tem data de validade. É por causa disso que, muitas vezes, aquele sapato ou sandália guardados para ocasiões especiais, acaba se descolando, mesmo sem nunca ter sido usado. É aí que entra o papel do sapateiro, colando novamente e fazendo uma costura manual para que o calçado seja usado com segurança por um longo período.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.