A Campanha Novembro Azul segue em Pará de Minas com diversas ações voltadas para a conscientização sobre a saúde do homem, com destaque para prevenção contra o câncer de próstata.
Conforme o JM vem acompanhando, a saúde pública mantém ações nas UBSs, além de importantes abordagens dos agentes comunitários, no acesso direto às famílias.
Mas outras entidades também estão trabalhando o tema de formas diversas, caso da ABRACO, que têm reforçado as iniciativas voltadas para a prevenção e conscientização.
A Associação Brasileira de Combate ao Câncer, que mantém uma unidade aqui, defende o máximo de engajamento na campanha. A coordenadora Leidilaine Brito falou conosco:
Leidilaine cita a urgência de se promover a cultura da prevenção de forma mais ampla entre os homens, pois quase sempre eles deixam a visita médica como último recurso.
Ela também chama atenção dos homens para que observem com mais atenção as mudanças no corpo, de modo que os sintomas sejam percebidos com antecipação, garantindo um tratamento eficaz e menos invasivo:
Em relação aos fatores de risco para o surgimento do câncer, estão a obesidade, o sedentarismo, consumo de álcool e tabaco. Em contrapartida, condutas saudáveis, como alimentação balanceada, boa hidratação e atividade física são importantes ferramentas de prevenção.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.