Pode parecer uma atividade sem importância, mas não é. A limpeza dos bueiros de Pará de Minas é realizada o ano todo pela Secretaria Municipal de Obras, a exceção dos dias de chuvas.
Constituída por três profissionais, a equipe trabalha diariamente na desobstrução dos bueiros e a limpeza mostra sempre as mesmas características, ou seja, muita terra e vários tipos de materiais jogados por pedestres.
A terra é consequência da sujeira típica de toda cidade, mas o outro tipo de lixo não. E é nessa batalha constante, entre as reações climáticas e o descaso de parte da população, que a equipe responsável pela limpeza não se dá por vencida.
O coordenador da operação diária, Egladson Jardim, trabalha com os gêmeos Sidney e Sidmar Santiago. Eles percorrem bairros e a região central, mas a prioridade na limpeza recai sobre as áreas consideradas críticas durante as chuvas.
Devido à experiência no trabalho, eles já tiraram a média. A limpeza de cada bueiro rende um balde de terra, além dos materiais misturados.
O prazo médio de limpeza dos bueiros de uma via longa, caso das avenidas Presidente Vargas e Nossa Senhora da Piedade, é de três a quatro dias. Todo o lixo recolhido é descartado no bota-fora que a prefeitura tem na comunidade de Gorduras.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.