O Programa Municipal de Atendimento Familiar (PROMAF) vem se consolidando como um importante ponto de apoio para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Pará de Minas.
O serviço integra a rede de proteção social básica e é referenciado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), garantindo acesso a direitos, acolhimento e desenvolvimento social para o público atendido.
O programa atende crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, em contraturno escolar, com ações que vão além do cuidado individual, envolvendo também as famílias. As atividades incluem oficinas de xadrez, música, teatro, culinária, práticas esportivas e ações educativas.
De acordo com a coordenadora do PROMAF JK, Franciele de Lima Sousa Tinoco, o foco do programa é no desenvolvimento integral, na cidadania e no protagonismo dos participantes.
Outro ponto destacado por Franciele é a importância das parcerias para ampliar os serviços ofertados nos territórios e qualificar ainda mais o atendimento.
Ainda segundo a coordenadora, essa formação na infância e adolescência é considerada fundamental para orientar os jovens no caminho do desenvolvimento saudável, fortalecendo a autonomia e a convivência social.
Atualmente, o PROMAF JK conta com cerca de 80 crianças e adolescentes atendidos, de um total de 100 vagas disponíveis ao longo do ano, distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde, com atividades realizadas às terças, quartas e quintas-feiras.
Para participar, as famílias devem procurar diretamente o PROMAF na Rua São Francisco de Assis, nº 140,, ou o CRAS Renê Vieira Leitão, na Rua Antônio Avelino dos Santos, nº 20, no bairro Novo Horizonte, para realizar o Cadastro Único.
Entre os dias 12 de dezembro e 11 de janeiro, o programa entra em período de reprogramação, sem atividades presenciais, para rematrículas, reavaliação dos atendimentos e reorganização das ações para 2026. Nesse período, os atendimentos do CRAS às famílias seguem normalmente.
Foto: Prefeitura Municipal de Pará de MinasHá 0 comentários. Comente essa notícia.