O papel da escola para além do ensino de conteúdos tem sido motivo de debate entre educadores e famílias. Afinal, até onde vai a responsabilidade da instituição de ensino e onde começa a obrigação da família na formação comportamental e social dos alunos?
A discussão ganhou força nas redes sociais, diante de situações em que pais e responsáveis esperam que a escola funcione como uma rede de apoio integral, assumindo funções que vão além da educação formal.
Para o diretor da Escola Estadual Fernando Otávio, Alfredo Couto, a participação da família é determinante para o bom desempenho escolar e para o desenvolvimento dos estudantes.
Ele destaca que o acompanhamento da rotina escolar, o diálogo constante e o interesse pelo processo de aprendizagem fazem diferença direta no comportamento e no rendimento dos alunos, fortalecendo a parceria entre casa e escola.
Ainda segundo o diretor, em muitos casos, há uma transferência excessiva de responsabilidades para a instituição de ensino. Situações ligadas à educação emocional, aos limites, ao respeito e à convivência social, por exemplo, são aprendizados que precisam começar dentro de casa.
O equilíbrio entre essas responsabilidades é essencial para o desenvolvimento pleno dos estudantes. Cabe à escola oferecer ensino de qualidade, ambiente seguro e orientação pedagógica, enquanto às famílias compete educar, acompanhar, impor limites e participar ativamente da vida escolar dos filhos. Quando esse trabalho é compartilhado, os resultados aparecem de forma mais consistente dentro e fora da sala de aula.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa reprodução pixabay.com
Há 0 comentários. Comente essa notícia.