O trabalhador que está planejando pendurar as chuteiras neste ano precisa ficar atento. É que as regras de transição da Previdência mudaram agora em janeiro, como acontece todo início de ano, com critérios de pontuação e idade mais rigorosos.
Na regra da pontuação, que é a soma da idade com o tempo de contribuição, o sarrafo subiu. Agora, as mulheres precisam somar 93 pontos e os homens 103. Essa mesma pontuação vale para os servidores públicos.
Para quem busca a aposentadoria por idade mínima, os novos patamares são 59 anos e meio para as mulheres e 64 anos e meio para os homens. Já para os professores, a idade mínima subiu para 54 anos e meio para elas e 59 anos e meio para eles.
Na aposentadoria por idade, destinada aos trabalhadores de baixa renda que contribuíram pouco para a Previdência Social, vale a regra de 62 anos para mulheres e 65 para homens, com pelo menos 15 anos de contribuição.
Na dúvida, ninguém precisa fazer conta de cabeça, já que o INSS oferece um simulador completo no aplicativo ou no site "Meu INSS". O sistema já puxa todo o histórico do trabalhador, orientando exatamente quanto tempo falta para garantir o direito à aposentadoria.
Foto Ilustrativa: Eduardo Franco/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.