Todo início de ano é sempre assim: a maioria das pessoas quer colocar em prática os planos definidos na virada do calendário. Entre promessas renovadas e expectativas realistas, o clima predominante entre os brasileiros é de otimismo cauteloso, marcado pela vontade de organizar a vida e promover mudanças concretas no dia a dia.
Esse sentimento positivo foi confirmado pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro, cuja pesquisa revelou que 83% da população acreditam que 2026 será um ano melhor que o anterior.
E o otimismo do brasileiro está baseado em planos práticos e possíveis. A ideia predominante é clara: não esperar por milagres, construindo caminhos por meio de atitudes e decisões pessoais. Segundo a pesquisa, essa percepção positiva é mais forte entre os jovens.
Para entender melhor as expectativas fora dos números, o Jornal da Manhã foi às ruas, ouvindo os desejos da população. As respostas revelam sonhos que passam pela melhoria da qualidade de vida, crescimento profissional e realização pessoal, além dos desejos de muita paz e saúde:
Os dados da pesquisa reforçam que para 90% dos brasileiros guardar dinheiro ou fazer poupança será uma prioridade. A busca por uma vida mais saudável também se destaca, com 89% afirmando que desejam melhorar a alimentação e 86% pretendem praticar mais atividades físicas.
Outras metas também aparecem com força: melhoria da aparência física (79%), iniciar um curso (52%), mudar ou começar um novo emprego (38%) e abrir um negócio (33%), indicando que 2026 começou com disposição para agir.
Foto Ilustrativa reprodução muralinath (pixabay.com)Há 0 comentários. Comente essa notícia.